quarta-feira, novembro 05, 2008

YES, WE DID IT!

Barack Obama, na terra onde tudo é possível

Apesar de o Press B ser um blogue da área da tecnologia e comunicação, vou desviar o tema para as presidencias americanas, ganhas por Barack Obama, pelo facto de afectar a política e a sociedade mundial.




Num mundo onde emergem manifestações anti-globalização, nos EUA, Obama, um negro com nome de origens árabes e símbolo da globalização, da prosperidade, isto é, um cidadão do mundo, ganha as eleições com alguma diferença em relação ao seu opositor McCain. Mais interessante ainda, a afluência às urnas nestas eleições foi de cerca de 66%, o que constitui um recorde que nunca tinha sido ultrapassado desde há cem anos, nas eleições de 1908, de acordo com o site especializado RealClearPolitics.

Não só foram os jovens progressistas, universitários e classe baixa negra que apoiaram Obama, como foram também os adultos conservadores e a classe alta, porque, baseando-me numa só premissa, a crise financeira mundial criou o sentido de união, altruismo e, acima de tudo, de homogeneidade. E é esta última característica, a união cultural e étnica, que Obama mais representa e simboliza.

Como a jornalista Joana Amado disse no seu artigo para o jornal Público - "Obama é branco e é negro. É do Kansas e é do Quénia" - é a esperança americana para a mudança.

Yes, we can!

Sem comentários: