Fifa 10 desmarca-se e marca golo
Por Paulo Duarte
O Rei morreu. Havia de chegar este momento, para minha desilusão. Ao longo destes últimos anos Pro Evolution Soccer tem vindo a ser o mesmo jogo quadradão e previsível. É sem dúvida um grande jogo mas de outra época.
No ano passado Fifa 09 soltou-se do estilo arcade e este ano, a versão 10, tornou-se realmente a verdadeira alternativa. É rápido e suave; os jogadores movimentam-se ao longo dos seus 360 graus, uma novidade no género.
PES tem vindo a manter-se na mesma divisão porque tem apostado naquilo que antes fazia o seu rival não subir, ou seja, tudo o que não é jogabilidade – menus, gráficos e direitos. Chega-se à conclusão que a jogabilidade estancou. Fifa 10 é o simulador de futebol mais realista da actualidade - o videojogo que nos faz acreditar estar no relvado a disputar a bola.
É uma ilusão continuar a esperar mais de um jogo que não mudou nada desde 2006. Uma saga que em 1998, com o lançamento de ISS Pro 98, o primeiro, me fez sonhar e gostar ainda mais de videojogos. Contudo julgo que actualmente a equipa de desenvolvimento do PES se reduziu para uns quantos designers de interface... Este ano a Konami não vai conseguir enganar os seus fãs, este ano vamos todos jogar Fifa por prazer e não por revolta.
Sem comentários:
Enviar um comentário