terça-feira, setembro 23, 2008

MACHINIMA

Machinima é uma nova arte emergente que surgiu popularmente entre os jogadores de videojogos. É a combinação de técnicas cinematográficas com o ambiente virtual de um videojogo. Esta convergência torna possível ao realizador controlar as personagens e os cenários de um respectivo jogo sem qualquer custo adicional. É portanto compensador em termos financeiros e temporais.

O primeiro jogo a ser explorado por esta nova potencialidade foi o famoso Quake, da id Software, com o filme Diary of a camper feito por um clan deste mesmo jogo em 1996. Este filme é considerado o primeiro exemplo de um Machinima.

Actualmente são vários os jogos usados para a criação de Machinimas. Entre eles destacam-se alguns pela sua utilização: Second Life, Halo e Sims, entre outros. Red Vs Blue é um exemplo de um filme que teve tanto sucesso, que, a Bungie - os criadores do Halo - decidiram oficializar e também publicitar no seu site.
Este vídeo mostra o 1º episódio desta famosa série que teve início em 2004.

A título de interesse, mostro o seguinte vídeo, Zombie attack, para referênciar algumas das potêncialidades de certos criadores, neste caso no jogo Second Life:



Dentro dos géneros de videojogos, os FPS (First-Person-Shooter) e RPG (Role-Playing-Games) são dos mais apetecidos porque garantem mais possibilidades na criação de várias atmosferas e personagens possíveis. Esta nova forma de arte prolífera tem ganho maior expressão por entre a vasta comunidade de jogadores; muitas novas ferramentas são criadas pelas próprias produtoras de videojogos para ajudar na produção e na criatividade.

Por fim, é bom referir que com o evoluir da capacidade gráfica e computacional, não só o grafismo como a animação vão ganhar expressão e realismo. Assim, no futuro, esta forma de produzir narrativas virtuais poderá estabelecer-se no mundo do entretenimento.

Existem vários sites para ver filmes Machinima, porém, o mais conhecido é o site http://www.machinima.com/.

Bibliografia:
http://www.machinima.com/
http://en.wikipedia.org/wiki/Machinima
http://www.machinima.org/machinima-faq.html

Sem comentários: