domingo, outubro 12, 2008

MOBILE E JOGOS

Calcula-se que o mercado de videojogos para telemóveis chegará aos 50 milhões de utilizadores em 2010. Este segmento de mercado tem evoluído nos últimos anos e neste momento as principais empresas da indústria de videojogos já desenvolvem jogos para esta plataforma.


Nesta plataforma dominam os jogos casuais, que são jogos que não exigem muito tempo e atenção e estão ao alcance de praticamente todas as idades. São também mais fáceis de desenvolver. Em modo online, o estilo mais habitual são os Location-based games, que consistem, como o nome indica, no uso da própria localização dos utilizadores.

Um jogo para telemóvel segue uma linha de distribuição diferente, pois normalmente é destinado a ser transferido através do respectivo operador, porém, em certos casos, via Infrared/Bluetooth. Há também à venda alguns jogos em suporte físico para instalação.

Contudo, os jogos para telemóveis têm algumas limitações e pontos negativos: fraco hardware e alguma dificuldade no desenvolvimento (apesar de normalmente um jogo demorar entre 3 a 6 meses na sua realização), pois há muitos modelos de telemóveis e cada um tem a sua forma específica de aplicação.

Este mercado global, marcado pelos jogos casuais, encontra-se direccionado em parte para o público feminino que aprecia mais este tipo de jogo. Segundo a Nokia, a Índia será o segundo maior mercado mundial de telemóveis até 2010, logo atrás da China, de acordo com declarações do director executivo da companhia. Também importante, no que respeita à distribuição de videojogos, o líder é a Jamba, um gigante Alemão; um dado importante para o mercado europeu. No sector onde as empresas mãe se encontram interessadas em apostar milhões, a Norte Americana Digital Chocolate posiciona-se como uma das principais produtoras de videojogos para telemóveis.

Em Portugal, a YDreams tem sido frequentemente referenciada na imprensa portuguesa como um caso de sucesso no campo das novas tecnologias, com destaque para o seu posicionamento global. Grande parte pela aposta no desenvolvimento de jogos para telemóvel. 



Em finais de 2006 foi lançado Cristiano Ronaldo Underworld Football (a pensar no mercado Chinês), o primeiro título licenciado do internacional português Cristiano Ronaldo. Outros jogos criados pela empresa incluem: Undercover 2, um MMOG (Massively Multiplayer Online Game), e MS4 Spooks:Mobile, um jogo que utiliza localização real e se baseia na série homónima da BBC.

A emergência deste sector vai abrir novas oportunidades a pequenas empresas e novos embates concorrenciais entre os grandes da indústria.

Sem comentários: