domingo, março 29, 2009

MAD-international project

Alguém acordava, punha o cigarro à boca e perguntava – onde está a cerveja?

Nestas últimas duas semanas estive fora, em Antuérpia, na Bélgica, num projecto académico - MAD-ip, financiado pela EU – no qual participaram 6 países, a Polónia, as duas Bélgicas (Sul e Norte), a Áustria, a Finlândia e Portugal. A Faculdade Artesis foi o centro deste projecto.


O Projecto pretendia reunir várias culturas para se integrarem num estudo intensivo na área das plataformas móveis, mais concretamente desenvolver conteúdos em programação Java (Sun M.). A língua inglesa foi a base comunicativa para todos os participantes. Foi feita uma divisão por grupos (antecipadamente cada aluno teve que escolher uma plataforma), nos quais estava um aluno por país. Na primeira semana desenvolvemos um jogo para telemóvel e na segunda tivemos que fazer pesquisa sobre a respectiva plataforma.

No meio disto tudo, tivemos a oportunidade para passear, conhecer os melhores Pub’s do mundo e fazer grandes amizades. Ainda tivemos tempo para ir um dia andar de bicicleta por Amesterdão e um dia, mais cultural, para passear a Bruges. As idas habituais a Pub’s tornaram-se quase culturais e a estadia no Hotel, na zona mais multicultural da cidade, foi o centro da maioria dos acontecimentos, foi mais escola que a própria Universidade Artesis. Dormimos lá por acaso.

Como tudo, a viagem, a grande festa, teve que acabar. Alguém disse, num dos dias, que os portugueses eram os mais alegres e motivadores. Talvez tenha sido por isso que os grupos se reuniam à nossa volta. De volta a Portugal, sinto-me ainda menos português que gosta mais de Portugal.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eh pá! Sou o companheiro de quarto que fumava logo de manhã! Grande viagem, foi tudo á maneira e boa descrição que fizeste aqui.

Abraço